© 2015 por Feliz com FA - Uma jornada de amor. Designed By Rita de Cassia Paz. Desenvolvido por RP Produções, AP Makeup Artist e Lógica Filmes

  • RSS - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Feliz com FA

 

Sejam bem vindos! Aqui no Feliz com FA vocês vão encontrar vídeos, textos, material educativo e novidades sobre o mundo dos alérgicos a alimentos. Espero que gostem e compartilhem com parentes e amigos! Dessa forma entenderão melhor esse novo universo.

Inscrevam-se no canal, curtam a fanpage e fiquem ligados!

Siga

Solução de Adaptação Imuno-metabólica Materno-infantil. Você sabe o que é?

Você já ouviu falar em Solução de Adaptação Imuno-metabólica Materno-infantil? Já?

 

Aposto que não! 

 

Eu sempre digo que deram um nome errado para o Leite Materno, sabia? Eu pelo menos ACHO, sabe o por quê?

 

A palavra LEITE dá a impressão que pode ser vulgarmente trocado por qualquer outro... de qualquer espécie, afinal de contas... é tudo leite! #sqn

 

Se o Leite Materno tivesse o nome de Solução de Adaptação Imuno-metabólica Materno-infantil... que mãe iria desmamar seu bebê? Que mãe iria tirar um líquido tão importante para adaptar seu bebê a processos metabólicos que ele não conhece? Quem faria isso? APOSTO QUE NINGUÉM!

 

Vale lembrar que um bebê é gerado a partir de duas células, dentro de um útero estéril e protegido de fatores ambientais e que lá ele não come com a boca nem tão pouco usa seu trato digestório no período intra-uterino para levar ao seu corpo nutrientes.

 

Assim como essas células se unem para formar um novo ser, este ser, para seu completo desenvolvimento recebe da mãe através da placenta não só seu conteúdo genético mas também informações importantes das células maternas para as suas células e nutrientes que irão manter suas funções até que possa fazer isso por conta própria.

 

Vemos hoje uma verdadeira campanha de desvalorização desse líquido tão importante, sendo sempre colocado em segundo plano ou mesmo sendo prematuramente excluído da alimentação infantil. É lamentável que profissionais de saúde sejam os primeiros promotores dessa iatrogenia nutricional. O Leite Materno não é só um alimento! Ele é principalmente a continuidade extragestacional de informações importantes que deverão ser codificadas pelas células do trato digestivo infantil e também do circuito metabólico e imunológico que irão ensinar funções importantes passadas pela troca biomolecular mãe-filho. 

 

Funciona como um verdadeiro mapa ou guia para direcionar respostas orgânicas corretas ao longo caminho digestivo, absortivo e metabólico infantil. A mesma importância se dá às suas respostas imunológicas que serão "treinadas" pelas células imunológicas maternas. 

 

A importância de se manter a amamentação vai muito além de nutrir pois a composição do leite materno é bastante rica.

 

O leite humano possui uma composição nutricional balanceada, que inclui todos os nutrientes essenciais como carboidratos, lipídios e proteínas, além de aproximadamente 45 tipos diferentes de fatores bioativos; muitos desses fatores contribuem para o crescimento e desenvolvimento do recém nascido, bem como já foi dito anteriormente para a maturação de seu trato gastrintestinal.

Dentre todos os benefícios, destacam-se ainda fatores antimicrobianos, agentes antiinflamatórios, enzimas digestivas, vários tipos de hormônios e fatores de crescimento.

 

Os benefícios são inúmeros!

 

No trato gastrintestinal temos os fatores de crescimento: que são hormônios polipeptidicos, tais como o fator de crescimento epidérmico (EGF), o fator de crescimento insulina simile 1 (IGF-1) e os fatores transformadores do crescimento alfa e beta, que promovem maturação da mucosa gastrintestinal, restringem a penetração de substâncias antigênicas potencialmente lesivas e demonstram ainda atividade antiinflamatória, suprimindo a função linfocitária; Possuem ainda outras funções como o peptídeo inibidor de gastrina, a bombesina, a colocistoquinina e a neurotensina, que atuam sobre crescimento, maturação e regulação gastrintestinal.

 

Como agentes imunomodulador: as principais glicoproteínas presente no leite humano são a K-caseína, as imunoglobulinas IgG, IgM, IgA e IgA secretória, a lactoferrina, as moléculas de adesão celular solúveis ou seletinas, as mucinas e outras; além de estarem presentem também fatores estimuladores da proliferação de colônias de leucócitos: granulócitos (G-CSF), macrófagos (M-CSF) ou ambos (GM-CSF). As principais proteínas com função imunomoduladora são a prolactina, a IgA secretória antiidiotípica, a lactoferrina, a prostaglandina E2 e algumas citoquinas todos fornecidos pelo Leite materno em quantidades importantes nas diversas fases do bebê.

 

Sabendo de tantos benefícios assim... como substituir esse líquido tão precioso por fórmulas artificiais que são TODAS derivadas de leite de vaca? 

 

NÃO DÁ! PÁRA TUDOOOO!

 

Agora você sabe todos os benefícios! E aí ? Ainda vai pensar em desmamar? Em complementar algo tão completo?

 

Ah e tem mais! Não tem idade limite ao contrário do que "falam" por aí! Já existem vários artigos científicos que indicam que o Leite Materno vai se modificando de acordo com as necessidades e idade do bebê, sabia? 

 

Então... abre a boca neném! Vamos mamar! No tetê da mamãe!

E aí? Agora te pergunto: você tiraria do seu bebê a Solução de Adaptação Imuno-metabólica Materno-infantil?

Tiraria?

Deixe seu comentário! Vamos discutir o assunto.

 

 

 

 

 

Please reload

Meu amor pelo que faço

Há 12 anos trabalho no SUS e me dedico de corpo e alma ao que faço. A minha missão: Conseguir orientar da forma correta o maior número de pessoas com relação às alergias alimentares e seus riscos.

Cuidar de crianças alérgicas envolve muito conhecimento, paciência e amor e isso eu tenho de sobra.

Fazer um bebê alérgico continuar sendo amamentado é uma conquista de equipe. Chegar a  tão esperada CURA, depende da união de todos. 


Aqui na página o envolvimento é de TODA a família! Mamãe, papai, vovô, vovó, a tia... e todos sempre juntos numa mesma luta para ganhar a grande batalha.

     

 Lembrem-se sempre!

Juntos somos mais fortes!

 

Sejam bem vindos e vamos aprender a ser Feliz com FA!

Please reload