Limpeza de utensílios na cozinha de um alérgico não é tarefa fácil. Você sabe fazer?

Muitas mãezinhas me pedem dicas de como limpar os utensílios da cozinha de uma casa de alérgicos. Pensa que é fácil? Não é não!

 

Primeiro vamos lembrar que proteínas não são bactérias! Elas não saem com água e sabão! Precisam de uma limpeza mais profunda e cautelosa e mesmo assim, não se garante a eliminação completa  dos tão temidos TRAÇOS.

 

Isso porque, não se sabe como, mas as frações de proteína se infiltram em alguns materiais porosos como plásticos, silicone, madeira, teflon e todo e qualquer material que possua porinhos e ranhuras. Nessas frestas eles podem esconder partes de proteínas que contaminam os outros alimentos até depois de muitas lavagens.

 

Para que resíduos ou os chamados traços não se mantenha nos utensílios, se você tem um alérgico a alimentos em casa não compre esse tipo de material citado acima para sua cozinha. Utilize VIDRO, INOX ou ALUMÍNIO pois estes são permitidos e a limpeza é mais fácil. 

 

Sabemos que frações ou traços de proteínas são muito levinhos e por vezes podem ficar no ambiente em que são manipulados mesmo tendo o maior cuidado ao limpar. Partículas deles imperceptíveis aos nossos olhos podem ficar pairando sobre o ar e contaminando tudo! Mesmo que o alérgico não esteja na cozinha isso pode ir para outros lugares como a poeira. Lugares sem ventilação natural representam um perigo para o alérgico.

 

A limpeza é pesada e trabalhosa, portanto meu conselho maior é isolar ou mesmo não consumir NADA que o alérgico não possa comer. Mas, se consumir...

 

Vamos às dicas:

 

Limpeza de bancadas e superfícies:

 

1) Limpeza de bancadas e superfícies, devem ser feitas de 2 a 3 vezes, sempre esperando entre uma limpeza e outra um tempo de 2 a 3 horas para assentar o que estiver em suspensão.

 

2) Limpeza de panos e buchas não são possíveis portanto deverão ser descartados. Para evitar descarte sempre, lave os utensílios com palha de aço tipo (bombril) para que possa descartar assim que usar e usa aqueles paninhos descartáveis tipo perfex ou as toalhinhas da Scott tipo DURAMAX.

 

3) Usar sempre detergente que tenha vinagre na composição.

 

4) Após cada etapa da lavagem, que deve ser em 2 a 3 vezes, embeber uma bucha nova com vinagre de álcool ou limão e passar sobre toda a superfície.

 

A espera entre uma lavagem e outra é necessária para que as partículas em suspensão possam assentar nas superfícies.

 

Panelas e utensílios

 

1) Basta uma boa lavagem com palha de aço e detergente a base de vinagre para retirar os resíduos. Se ainda se sentir insegura, colocar em um vasilhame vinagre e mergulhar os utensílios (deixar por 2 horas).

 

2) Enxugar com pano descartável.

 

Utilizar somente panelas e utensílios de vidro, inox ou alumínio.

 

Forno

 

1) O forno é mais complicadinho. Além de ter que lavar conforme as bancadas, ainda deverá embeber uma bucha com muito vinagre de álcool ou limão, passar por todo o forno e descansar por 2 horas, em seguida liga o forno na temperatura máxima por 2 horas e pronto, já pode ser reutilizado.

 

Pelo trabalhão que dá higienizar tudo isso, acredito que a maneira mais fácil de se evitar traços é realmente não consumindo na casa. Hoje temos uma série de produtos substitutos dos alimentos que as crianças e as pessoas em geral fazem alergias, vamos aproveitá-los!

 

 

 

Please reload

Meu amor pelo que faço

Há 12 anos trabalho no SUS e me dedico de corpo e alma ao que faço. A minha missão: Conseguir orientar da forma correta o maior número de pessoas com relação às alergias alimentares e seus riscos.

Cuidar de crianças alérgicas envolve muito conhecimento, paciência e amor e isso eu tenho de sobra.

Fazer um bebê alérgico continuar sendo amamentado é uma conquista de equipe. Chegar a  tão esperada CURA, depende da união de todos. 


Aqui na página o envolvimento é de TODA a família! Mamãe, papai, vovô, vovó, a tia... e todos sempre juntos numa mesma luta para ganhar a grande batalha.

     

 Lembrem-se sempre!

Juntos somos mais fortes!

 

Sejam bem vindos e vamos aprender a ser Feliz com FA!

Please reload

© 2015 por Feliz com FA - Uma jornada de amor. Designed By Rita de Cassia Paz. Desenvolvido por RP Produções, AP Makeup Artist e Lógica Filmes

  • RSS - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Feliz com FA

 

Sejam bem vindos! Aqui no Feliz com FA vocês vão encontrar vídeos, textos, material educativo e novidades sobre o mundo dos alérgicos a alimentos. Espero que gostem e compartilhem com parentes e amigos! Dessa forma entenderão melhor esse novo universo.

Inscrevam-se no canal, curtam a fanpage e fiquem ligados!

Siga