© 2015 por Feliz com FA - Uma jornada de amor. Designed By Rita de Cassia Paz. Desenvolvido por RP Produções, AP Makeup Artist e Lógica Filmes

  • RSS - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Feliz com FA

 

Sejam bem vindos! Aqui no Feliz com FA vocês vão encontrar vídeos, textos, material educativo e novidades sobre o mundo dos alérgicos a alimentos. Espero que gostem e compartilhem com parentes e amigos! Dessa forma entenderão melhor esse novo universo.

Inscrevam-se no canal, curtam a fanpage e fiquem ligados!

Siga

Nem tudo que se cheira é flor! Reações alérgicas podem ser desencadeadas por inalação, sabia?

Modelos: Bebês fofos que as mamães me acompanham na fanpage e no blog e que gentilmente ao ouvir meu pedido, prontamente cederam as fotos.

Créditos das fotos: Todos que admiram suas crias lindas!

 

Viram como meu jardim ficou florido? Pedi socorro às mãezinhas pois queria fotos de crianças cheirando flores, mas você sabe por que eu quis escrever sobre CHEIRO? NÃO? Então lê aqui que você vai entender!

 

Todos os sentidos foram feitos milagrosamente para nos dar prazer. O paladar, o tato, a visão, a audição e o olfato juntos, contribuem para que possamos viver intensamente tudo ao nosso redor. Mas... no alérgico, senti tudo isso requer cuidados. Recentemente escrevi sobre contato pela pele e pudemos ver como é possível a passagem de proteínas pelos espaços entre as células da derme, mas o que isso tem a ver com o nosso texto? Estamos falando de sentidos ou de alergia?

 

Estamos falando dos dois! Quase todos os nossos sentidos podem num alérgico causar a entrada de proteínas, sabia? Os únicos que escapam ainda são a audição e a visão, mas os outros... temos que ter cuidado!

 

O paladar por exemplo é por onde colocamos diretamente alérgenos para dentro do nosso corpo, e esse por ser tão visível é mais fácil de ser controlado.

 

O outro é o tato. Por ele também se infiltram alérgenos que podem deflagrar reações sem que o indivíduo tenha ingerido! Só que cuidando da pele e reforçando cuidados em manipular o alérgicos com as mãos limpas, isso também se torna "relativamente fácil" de ser controlado.

 

Mas... o que dizer do CHEIRO? Vixe, menina (o)! Esse é um perigo!!! E sabe por quê?

Porque NÃO conseguimos enxergar os alérgenos em suspensão no ar. As proteínas são bem levinhas e elas são medidas em DALTONS!

 

E sabe o que isso significa? DALTON é uma unidade de medida de massa atômica, valendo um milésimo de um zeptograma, algo equivalente ao peso de um próton, lembram de química? 

Para se chegar a um DALTON, vamos sair de um "gigantesco" grama, uma unidade mais próxima de nós e que conhecemos e podemos dimensionar, para atingir o DALTON. Nessa viagem... temos que percorrer o mili, micro, nano, pico, femto, atto e zepto, até que se chegue ao DALTON! Cada uma dessas passagens significa uma divisão por mil!!!!! Divida então o zepto por mil e você terá um DALTON! Dá para imaginar como é pequena e aos nossos olhos impossível ser vista? Dá para imaginar como ela é leve? Isso confere à proteína um poder imenso de ficar pairando no ar. Suspensa por muito tempo nos vapores do cozimento do alimento.

 

Quando inalamos o ar em um ambiente que foi manipulado o alérgeno, como por exemplo LEITE, tenha certeza que terão partículas de proteínas do leite em suspensão e quem respirar o ar e for alérgico pode iniciar reações como se tivesse tomado o leite!!!!

 

Sabe o perigo disso? A pessoa que está estabilizada, perder todo o tratamento, iniciar as reações e em casos extremos pode levar até à morte.

 

Como se livrar então? Aqui segue algumas dicas úteis para proteger que reage por inalação:

1) Se você é alérgico a um determinado alimento, o cozimento dele representa um perigo para você portanto em dietas de exclusão, deve-se EXCLUIR mesmo o alimento da sua cozinha.

2) Informe às pessoas que você corre esse risco e explique que como sentimos os cheiros, esses cheiros são compostos de coisas que vão estimular sistemas no nosso corpo, e isso pode prejudicar seu tratamento, quem sabe as pessoas se sensibilizam e aprendem a respeitar.

3) Se reage por inalação, evite entrar em ambientes fechados onde pessoas estão comendo ou manipulando alérgenos que você NÃO PODE.

4) Evite praça de alimentação, cozinha da casa dos outros, restaurantes a kilo e evite ficar próximo às cozinhas dos restaurantes mesmo eles sendo à la carte.

5) Se seu vizinho gosta de comer fora cozinhando no quintal... sai do seu pois aquela fumacinha que vem... se tiver alérgenos vai te desestabilizar.

 

Bom, espero ter ajudado quem ainda duvidava que os cheiros podem pôr a perder todo um tratamento de anos!!! Se soubermos os motivos de tantos cuidados, fica mais fácil até ajudar no tratamento.

Leiam! e COMPARTILHEM! COMPARTILHAR é importante!

 

Please reload

Meu amor pelo que faço

Há 12 anos trabalho no SUS e me dedico de corpo e alma ao que faço. A minha missão: Conseguir orientar da forma correta o maior número de pessoas com relação às alergias alimentares e seus riscos.

Cuidar de crianças alérgicas envolve muito conhecimento, paciência e amor e isso eu tenho de sobra.

Fazer um bebê alérgico continuar sendo amamentado é uma conquista de equipe. Chegar a  tão esperada CURA, depende da união de todos. 


Aqui na página o envolvimento é de TODA a família! Mamãe, papai, vovô, vovó, a tia... e todos sempre juntos numa mesma luta para ganhar a grande batalha.

     

 Lembrem-se sempre!

Juntos somos mais fortes!

 

Sejam bem vindos e vamos aprender a ser Feliz com FA!

Please reload