© 2015 por Feliz com FA - Uma jornada de amor. Designed By Rita de Cassia Paz. Desenvolvido por RP Produções, AP Makeup Artist e Lógica Filmes

  • RSS - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Feliz com FA

 

Sejam bem vindos! Aqui no Feliz com FA vocês vão encontrar vídeos, textos, material educativo e novidades sobre o mundo dos alérgicos a alimentos. Espero que gostem e compartilhem com parentes e amigos! Dessa forma entenderão melhor esse novo universo.

Inscrevam-se no canal, curtam a fanpage e fiquem ligados!

Siga

O que você precisa saber sobre Introdução Alimentar em bebês alérgicos a alimentos.

 

 

Precisa iniciar a Introdução alimentar, mas... por onde começar?

 

Chega à hora em que seu bebê, mesmo em uso das fórmulas que são completas na sua composição,  vai precisar iniciar a introdução alimentar. Essa hora é muito temida pelas famílias que muitas vezes não recebem a orientação correta e acabam introduzindo alimentos sem os principais cuidados.  É muito importante lembrar que os alimentos possuem na sua composição, PROTEÍNAS e são elas justamente os agentes indutores das alergias. E ainda! Que frutas e legumes também têm na sua composição unidades protéicas capazes de provocar reações. É justamente aí que se encontra o início dos nossos cuidados.

O conteúdo de proteínas nas frutas e legumes pode variar muito e todo o cuidado é pouco quando iniciarmos a introdução com esses alimentos. Só para conhecimento, algumas delas são bem resistentes às proteases (enzimas digestivas que quebram proteínas no tarto digestivo), chegando ao intestino ainda intactas. Exemplo disso è a LPT (lipid transfer protein) uma proteína que se encontra em maior concentração nas cascas, muito presentes na família Rosaceae*. Existem ainda proteínas que com o calor, costumam perder o seu potencial alergênico sendo, portanto consideradas termolábeis (mudam com o aquecimento) como as profilinas, estas por sua vez se concentram na polpa, pois elas estão presentes em praticamente todas as frutas porque faz parte do citoesqueleto celular.

Sabendo disso... todo o cuidado é pouco! Frutas e legumas com casca e cruas, não são uma boa pedida! Iniciar a introdução sem os cuidados que devem ser tomados pode precipitar uma reação ao alimento apresentado.

Então... por que não ter mais cuidado com a introdução de frutas e legumes em bebês alérgicos?

Muitos me acham muito exagerada, mas prefiro imaginar que eu seja mesmo é CUIDADOSA!

Ao iniciarmos a introdução de novos alimentos e suas proteínas tão resistentes... Devemos ter muitos cuidados e um deles é justamente tentar desnaturar e/ou desativar o máximo de epítopos possíveis do alimento, abrandando a resistência das fibras protéicas para poder dessa forma apresentá-las ao Sistema Imunológico sem problemas.

Descascar, cozinhar e apresentar uma por vez faz com que não se cause sobrecarga na apresentação do alimento ao sistema imunológico. E o melhor horário para se administrar alimentos novos é pela manhã, pois ao longo do dia você poderá observar como o seu bebê aceitou o que foi apresentado.

Cada bebê é um bebê e as orientações deverão ser individualizadas, mas este princípio básico que para evitarmos reação, deve ser comum à todos.

 

Obs: *Família Rosaceae: ameixa, amêndoa, amora, cereja, damasco, maçã, marmelo, morango, framboesa, nêspera, pera e pêssego.

 

 

Please reload

Meu amor pelo que faço

Há 12 anos trabalho no SUS e me dedico de corpo e alma ao que faço. A minha missão: Conseguir orientar da forma correta o maior número de pessoas com relação às alergias alimentares e seus riscos.

Cuidar de crianças alérgicas envolve muito conhecimento, paciência e amor e isso eu tenho de sobra.

Fazer um bebê alérgico continuar sendo amamentado é uma conquista de equipe. Chegar a  tão esperada CURA, depende da união de todos. 


Aqui na página o envolvimento é de TODA a família! Mamãe, papai, vovô, vovó, a tia... e todos sempre juntos numa mesma luta para ganhar a grande batalha.

     

 Lembrem-se sempre!

Juntos somos mais fortes!

 

Sejam bem vindos e vamos aprender a ser Feliz com FA!

Please reload