© 2015 por Feliz com FA - Uma jornada de amor. Designed By Rita de Cassia Paz. Desenvolvido por RP Produções, AP Makeup Artist e Lógica Filmes

  • RSS - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Feliz com FA

 

Sejam bem vindos! Aqui no Feliz com FA vocês vão encontrar vídeos, textos, material educativo e novidades sobre o mundo dos alérgicos a alimentos. Espero que gostem e compartilhem com parentes e amigos! Dessa forma entenderão melhor esse novo universo.

Inscrevam-se no canal, curtam a fanpage e fiquem ligados!

Siga

Semana Mundial de Aleitamento Materno

 

Imagem usada do site: http://tratarsaude.blogspot.com.br/

 

Essa semana iniciam as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento. Sem dúvida alguma o Leite Materno é o alimento mais apropriado para o bebê. Não existe leite fraco, toda mãe tem a capacidade fisiológica de compor seu leite. A nutrição materna durante a gestação é importante para o desenvolvimento intra útero do bebê e para fazer reservas que serão utilizadas no período da lactação. 

Inteligentemente o corpo cria vias metabólicas capazes de fornecer à secreção da glândula materna nutrientes completos que irão compor o leite. 

Os mamíferos são os únicos animais que possuem a capacidade de produzir o alimento das suas crias. A secreção da glândula materna possui todos os elementos capazes de nutrir o bebê que acabou de nascer. Com uma composição rica em nutrientes cuja absorção se dá quase que integralmente, possui outros elementos capazes de tornar o bebê apto à nova vida que se inicia. 

As proteínas do leite humano são qualitativamente diferentes das do leite de vaca.

O conteúdo proteico no leite humano é bem diferenciado do leite de vaca, sendo composto por 80% de lactoalbumina, enquanto que no leite de vaca essa proporção é composta por caseína. Por ser mais leve, composto em sua maior parte por proteínas do soro, a baixa concentração de caseína no leite humano resulta na formação de coalho gástrico mais leve, com flóculos mais facilmente digerível, com reduzido tempo de esvaziamento gástrico. Isso faz com que o intervalo do bebê alimentado ao seio seja menor que os que são alimentados com leite artificial. O leite humano contém também, diferentemente do leite de vaca, maiores concentrações de aminoácidos essenciais de alto valor biológico principalmente cistina e taurina, fundamentais ao desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê. Para o prematuro isso é particularmente importante, pois em função da prematuridade ele apresenta deficiências enzimáticas que o impedem de sintetizá-los a partir de outros aminoácidos.

Os benefícios do leite materno ultrapassam a condição de apenas nutrir o bebê. Dentre todos os benefícios do leite materno, destacam-se fatores antimicrobianos, agentes anti-inflamatórios, enzimas digestivas, vários tipos de hormônios e também fatores de crescimento.

Os fatores de crescimento são hormônios polipeptidicos, com funções diversas no organismo do bebê.  São componentes dele fatores tais como o fator de crescimento epidérmico (EGF), o fator de crescimento insulina simile 1 (IGF-1) e os fatores transformadores do crescimento alfa e beta. Eles em conjunto promovem maturação da mucosa gastrintestinal, restringem a penetração de substâncias antigênicas potencialmente lesivas e demonstram ainda atividade antiinflamatória. 

Por esses benefícios NÃO TEM INDICAÇÃO a suspensão do leite materno em função de alergias alimentares. O cuidado passa a ser com a alimentação materna. É fundamental não só fazer o isolamento das proteínas alergênicas mas também a mudança da consistência e algumas medidas protetivas da mucosa intestinal materna.  A correção de possíveis disbioses (desequilíbrio da microbiota intestinal) é importantíssimo para que proteínas não se infiltrem pela mucosa intestinal e possa compor o leite materno. Procurar um profissional nutricionista que possa ajudá-la nessa jornada irá fazer com que não retire do seu bebê o alimento mais completo e melhor para sua condição.

Muitos benefícios podemos citar do leite materno e somente um texto não daria para descrever todos os seus benefícios, mas uma certeza temos, leites artificiais NÃO SUBSTITUEM O LEITE MATERNO! Nós profissionais temos a responsabilidade de desmistificar os tabus que são implantados na cabeça da população. 

Leite Materno é vida!

Vamos amamentar!

Please reload

Meu amor pelo que faço

Há 12 anos trabalho no SUS e me dedico de corpo e alma ao que faço. A minha missão: Conseguir orientar da forma correta o maior número de pessoas com relação às alergias alimentares e seus riscos.

Cuidar de crianças alérgicas envolve muito conhecimento, paciência e amor e isso eu tenho de sobra.

Fazer um bebê alérgico continuar sendo amamentado é uma conquista de equipe. Chegar a  tão esperada CURA, depende da união de todos. 


Aqui na página o envolvimento é de TODA a família! Mamãe, papai, vovô, vovó, a tia... e todos sempre juntos numa mesma luta para ganhar a grande batalha.

     

 Lembrem-se sempre!

Juntos somos mais fortes!

 

Sejam bem vindos e vamos aprender a ser Feliz com FA!

Please reload