© 2015 por Feliz com FA - Uma jornada de amor. Designed By Rita de Cassia Paz. Desenvolvido por RP Produções, AP Makeup Artist e Lógica Filmes

  • RSS - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Feliz com FA

 

Sejam bem vindos! Aqui no Feliz com FA vocês vão encontrar vídeos, textos, material educativo e novidades sobre o mundo dos alérgicos a alimentos. Espero que gostem e compartilhem com parentes e amigos! Dessa forma entenderão melhor esse novo universo.

Inscrevam-se no canal, curtam a fanpage e fiquem ligados!

Siga

Desmamar um bebê por alergia alimentar é correto? Um bebê amamentado precisa ser complementado por fórmula de aminoácido?

Como todos conhecem, essa é a Bela Gil,  amo o trabalho dela com alimentação saudável. Bela tem programa no Canal GNT e canal no Youtube. A Bela é mãe de duas lindas crianças e valoriza muito a amamentação. Seu parto foi em casa junto ao seu esposo e a filhinha mais velha. Bento nasceu saudável e está sendo amamentado. Tenho certeza que a Bela não irá se importar de eu ter usado sua foto para um alerta tão importante.

 

Como a Bela Gil, eu me preocupo muito com as crianças que estão sendo precocemente desmamadas. Tenho visto não só aqui na internet pelos grupos que sigo mas no meu consultório uma verdadeira campanha de desmame precoce em bebês alérgicos a alimentos. Isso é péssimo!

Em primeiro lugar, alergia alimentar NÃO é motivo para DESMAME! Pelo contrário, a indicação para que se tenha melhores resultados é justamente que o bebê seja amamentado! Já listei aqui em outro texto os benefícios do leite materno mas não me canso de alertar. O bebê quando nasce, não nasce com todo o conteúdo enzimático igual ao adulto. O pH do seu estômago é ligeiramente neutro pois precisa que células de defesa materna passem por ele sem serem destruídas e nessa condição, bebês recém nascidos não são capazes de quebrar proteínas complexas como as do leite de vaca. Isso chama-se imaturidade digestiva. Ele ainda está iniciando processos digestivos, está começando a produzir enzimas, tem células do tratogastrointestinal imaturas que precisam de um tempo para completar seu ciclo de maturação. E eu com meus botões penso... Por que isso não é respeitado? Por que insistem em apelidar crianças alérgicas a alimentos de "ALV"? Justamente porque a indústria hidrolisa os leites! Existe um interesse mercadológico por traz.

Quem trata crianças alérgicas sabem que não é só ao leite que elas desenvolvem as alergias, mas a qualquer proteína alimentar.  As crianças alérgicas assim o são pois reagem a presença de proteínas alimentares, não só a proteínas do leite, mas a proteínas de qualquer alimento. 

E por que então os bebês sofrem tanto desmame? Isso se dá porque alguns profissionais que acompanham essas mães não sabem ou não têm paciência de orientar um dieta de exclusão correta e dessa forma poder manter a amamentação. Um dieta de exclusão correta vai muito além de apenas afastar os "supostos" alimentos que estão produzindo as alergias, ela envolve orientações na modificação da consistência, envolve também orientações no controle dos traços de proteínas e também em equilibrar a microbiota intestinal materna. Nada disso tenho visto se fazer infelizmente. É triste ver tantas crianças sendo desmamadas desnecessariamente. Mantendo a amamentação conseguimos prevenir novas alergias. O leite materno serve como fator indutor do amadurecimento do sistema imunológico infantil e também dos seus processos digestivos.

Me diz... quem ainda aprendendo a pedalar numa bicicleta pega um carro e sai guiando? Ninguém! Como então damos aos nossos bebês alimentos que eles não conseguem digerir? 

Mas há quem pergunte? Não precisa complementar? O leite materno é suficiente?

SIM!!!!! O leite materno é suficiente. Nós é que temos mania de superalimentar os bebês achando que todo e qualquer choro é fome. Gente, bebês não coordenam movimentos de sucção e deglutição e é por isso justamente que tudo que você põe na boquinha dele ele suga, portanto sempre que o bebê chora e você oferece peito ou mamadeira ele vai sugar, ele ainda não coordena isso então vai sugar tudo que colocar na boca. Se colocar 50ml ele vai tomar, se colocar 500ml também. E é dessa forma que acabamos superalimentando os bebês sem nenhuma necessidade. Nós somos os únicos mamíferos que tiram o leite adequado para nossas crias e o substitui por um leite de outra espécie "pensando" que dessa forma estamos o alimentando melhor. Por acaso, você já viu alguma vaca pedir a uma elefanta para amamentar seu filhote? Eu não! Mas é justamente isso que acontece conosco. Deixamos de dar o nosso leite extremamente adequado e equilibrado para nosso bebê para darmos leite artificial, muitas vezes fórmulas de aminoácido livre de um outra espécie que nada tem a ver com ele. Além disso sem o menor critério! Como pode se prescrever uma fórmula sem exames para ajudar a escolher? Como saberemos que fórmula oferecer se nem sabemos a que proteínas do leite e de outros alimentos os bebês fazem alergias? Muitas perguntas precisam de respostas antes de se desmamar ou sair por aí complementando o que não se precisa. O leite materno é adequado e sai na quantidade correta para cada fase do bebê. Choro nem sempre é fome. Vamos procurar orientação correta para a dieta de exclusão e evitar que o problema das alergias se prolongue.

Amamentar é um ato não só de amor! É um ato de proteção! Amamentar não é moda, é necessário! E para o alérgico é auxílio fundamental no tratamento.

Amanhã tem MAMAÇO aqui.

Até a próxima!

 

 

 

Please reload

Meu amor pelo que faço

Há 12 anos trabalho no SUS e me dedico de corpo e alma ao que faço. A minha missão: Conseguir orientar da forma correta o maior número de pessoas com relação às alergias alimentares e seus riscos.

Cuidar de crianças alérgicas envolve muito conhecimento, paciência e amor e isso eu tenho de sobra.

Fazer um bebê alérgico continuar sendo amamentado é uma conquista de equipe. Chegar a  tão esperada CURA, depende da união de todos. 


Aqui na página o envolvimento é de TODA a família! Mamãe, papai, vovô, vovó, a tia... e todos sempre juntos numa mesma luta para ganhar a grande batalha.

     

 Lembrem-se sempre!

Juntos somos mais fortes!

 

Sejam bem vindos e vamos aprender a ser Feliz com FA!

Please reload