© 2015 por Feliz com FA - Uma jornada de amor. Designed By Rita de Cassia Paz. Desenvolvido por RP Produções, AP Makeup Artist e Lógica Filmes

  • RSS - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Feliz com FA

 

Sejam bem vindos! Aqui no Feliz com FA vocês vão encontrar vídeos, textos, material educativo e novidades sobre o mundo dos alérgicos a alimentos. Espero que gostem e compartilhem com parentes e amigos! Dessa forma entenderão melhor esse novo universo.

Inscrevam-se no canal, curtam a fanpage e fiquem ligados!

Siga

Tá mais perto que longe! Vamos falar de pontos importantes da RDC 26/15 que você precisa saber. Fique ligado!

Modelo: Nicollas Matheus da Silva Rodrigues, filho da mamãe Yngrid Kell Matheus da Silva Rodrigues de Campo Grande no Rio de Janeiro

Créditos da foto: Mamãe Yngrid Kell Matheus da Silva Rodrigues

 

Estamos como o Nic, saindo de uma piscina de bolinhas! Quem nunca se sentiu sufocado sem está mergulhado em água no que se refere a rotulagem e alérgenos? Como era difícil para os alérgicos saberem se estavam comendo ou não algo que podia mergulhá - los em reações. Essa angústia está acabando porque dia 03 de julho está chegando! Muitas indústrias já procuraram adequar seus rótulos, mas ainda falta muito para podermos confiar no que está escrito.

 

Você já sabe que a partir de 03 de julho de 2016 os rótulos dos alimentos terão novas exigências a serem cumpridas não sabe? Pois é, terão sim e nós ficaremos de OLHO! Nossa fiscalização vai ser 24h!

A RDC 26/15 veio para complementar a RDC 259/02 já existente, que desde o ano de 2002 estabelece as regras técnicas de rotulagem para alimentos embalados. A RDC 26/15 ao contrário do que muita gente pensa, não se refere somente a alimentos, mas também abrange bebidas, ingredientes, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia embalados na ausência dos consumidores. Até mesmo insumos usados na indústria alimentícia destinados aos serviços de alimentação devem cumprir com as suas exigências.

Apenas três categorias de produtos estão fora do cumprimento da RDC 26/15, você sabe quais são?

1) Alimentos embalados que sejam preparados ou fracionados em serviços de alimentação e comercializados no próprio estabelecimento;

2) Alimentos embalados nos pontos de venda a pedido do consumidor;

3) Alimentos comercializados sem embalagens.

 

As demais categorias de alimentos comercializados pela indústria, terão que estar em conformidade com a resolução a partir de 03 de julho do ano corrente (2016). Mas... Devemos ficar atentos pois, os produtos fabricados até o final do prazo de adequação a que se refere a resolução poderão ser comercializados até o fim de seu prazo de validade, ou seja, se um alimento foi fabricado até o dia 02 de julho de 2016 e não consta na sua embalagem os alérgenos que contém nele, até a data de validade desse produto ele poderá ser comercializado sem que sofra nenhuma sanção mesmo que esta data se estenda por um longo período.

 

Os alimentos que nesta resolução foram considerados alergênicos e que pedem destaque nas embalagens obrigatoriamente foram: Trigo, centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas, crustáceos, ovos, peixes, amendoim, soja, leites de todas as espécies de animais mamíferos, amêndoas, avelãs, castanha - de - caju, castanha - do - brasil ou castanha - do - pará, macadâmias, nozes, pecãs, pistaches, pinoli, castanhas e látex natural. 

 

Observações referentes a alimentos que causam alergias alimentares e não foram previstos pela ANVISA podem ser realizadas, desde que sejam atendidos os requisitos estabelecidos na Resolução.

Então, depois disso, estamos prontos para começar a fiscalizar, mas sabendo que as leis no nosso país ainda são bem flexíveis! Não esqueçam que alimentos produzidos até esta data não estarão obrigados a cumprir com as exigências e que produtos fabricados até o dia 02/07/16 poderão ser comercializados até a data de seu vencimento. 

Mas indústria, se segure!

Nós mães e cuidadores de alérgicos estamos de OLHO!


 

Please reload

Meu amor pelo que faço

Há 12 anos trabalho no SUS e me dedico de corpo e alma ao que faço. A minha missão: Conseguir orientar da forma correta o maior número de pessoas com relação às alergias alimentares e seus riscos.

Cuidar de crianças alérgicas envolve muito conhecimento, paciência e amor e isso eu tenho de sobra.

Fazer um bebê alérgico continuar sendo amamentado é uma conquista de equipe. Chegar a  tão esperada CURA, depende da união de todos. 


Aqui na página o envolvimento é de TODA a família! Mamãe, papai, vovô, vovó, a tia... e todos sempre juntos numa mesma luta para ganhar a grande batalha.

     

 Lembrem-se sempre!

Juntos somos mais fortes!

 

Sejam bem vindos e vamos aprender a ser Feliz com FA!

Please reload