© 2015 por Feliz com FA - Uma jornada de amor. Designed By Rita de Cassia Paz. Desenvolvido por RP Produções, AP Makeup Artist e Lógica Filmes

  • RSS - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Feliz com FA

 

Sejam bem vindos! Aqui no Feliz com FA vocês vão encontrar vídeos, textos, material educativo e novidades sobre o mundo dos alérgicos a alimentos. Espero que gostem e compartilhem com parentes e amigos! Dessa forma entenderão melhor esse novo universo.

Inscrevam-se no canal, curtam a fanpage e fiquem ligados!

Siga

Mas... em tudo tem proteína?

 

Olá pessoal! Bom dia!
Você já se perguntou: Em tudo tem proteína?
E sabe qual é a resposta? 
SIM! Em todos os alimentos, com exceção dos óleos e gorduras temos proteínas. As proteínas podem ser de origem vegetal ou animal. 
As proteínas animais são encontradas nas carnes, nos leites e derivados e nos ovos. Já as vegetais podem estar nos legumes, verduras e frutas, logo... em tudo que comemos durante todo o dia tem proteínas.
E o alérgico reage a qualquer uma delas?
SIM! Tanto faz proteínas animais quanto vegetais podemos fazer reações alérgicas.
Mas quais seriam então as mais alergênicas?
Bom, isso depende de vários fatores; um deles é a predisposição do indivíduo reagir à presença de determinada proteína, o outro depende da capacidade do estômago quebrar essas proteínas, e um mais complexo ainda que é o formato dessa proteína. Quando as proteínas são lineares o indivíduo IgE mediado tem maior dificuldade em tolerar mesmo tendo o tratamento correto, já as proteínas conformacionais ou tridimensionais o indivíduo mediado tem maior chances de desenvolver tolerância e muitas vezes toleram essa proteína quando cozida.
Proteínas alimentares resistentes ao cozimento e aos processos digestivos são mais alergênicas.
Proteínas como a LTP (proteínas transportadores de lipídios) contidas nas frutas e legumes são resistentes aos processos de cozimento e ação de enzimas digestórias sendo portanto muito alergênicas. Elas se concentram na casca dos alimentos e estão em maior concentração em frutas maduras e recém - colhidas. Exemplo de frutas e vegetais que contém LTP: Maçã, pêssego, pera, kiwi, marmelo, damasco, ameixa, framboesa e morango.
A minha recomendação é que, ao oferecer essas frutas para alérgicos, deverão estar descascadas e muito bem cozidas inicialmente.
A idade da apresentação também é muito importante. Consulte uma nutricionista para a introdução correta dessa frutas mais alergênicas.
Espero que tenham gostado da leitura. Semana que vem tem mais!
Boa semana a todos!

Please reload

Meu amor pelo que faço

Há 12 anos trabalho no SUS e me dedico de corpo e alma ao que faço. A minha missão: Conseguir orientar da forma correta o maior número de pessoas com relação às alergias alimentares e seus riscos.

Cuidar de crianças alérgicas envolve muito conhecimento, paciência e amor e isso eu tenho de sobra.

Fazer um bebê alérgico continuar sendo amamentado é uma conquista de equipe. Chegar a  tão esperada CURA, depende da união de todos. 


Aqui na página o envolvimento é de TODA a família! Mamãe, papai, vovô, vovó, a tia... e todos sempre juntos numa mesma luta para ganhar a grande batalha.

     

 Lembrem-se sempre!

Juntos somos mais fortes!

 

Sejam bem vindos e vamos aprender a ser Feliz com FA!

Please reload